Mulher X Homem: em Machado de Assis
Através das leituras e dos estudos realizados durante todo esse percurso investigativo (sobre as personagens femininas e masculinas),
constatou-se que não é sem razão que o romancista Machado de Assis seja
considerado, por muitos, um dos maiores escritores da literatura. Também não é
sem razão que ele, como criador de histórias aparentemente insípidas ou banais,
mas extremamente complexas, seja lido com maior agudeza e acuidade por seus
leitores cada vez mais atentos e críticos. Machado adquire o estatuto de escritor
ímpar da literatura brasileira, e, por causa disso, é tido como um homem de caráter
“moderno” e escritor inovador para a época em que viveu.
A principal questão que moveu este trabalho foi à maneira como Machado de
Assis traça o perfil de suas personagens, especialmente, as femininas. Seria
por, demais simplório, afirmar que as figuras femininas construídas por esse
escritor, apesar de, muitas vezes, apresentarem-se ingênuas, sensíveis, ou em
situação de abandono, ou até mesmo de aspecto frágil, são, na verdade, altivas,
elegantes, determinadas. Essa aparente fragilidade e ingenuidade subliminar
projetadas nelas em seus romances trata-se, muitas vezes, de subterfúgio dos
narradores machadianos para dissimular comportamentos mais audaciosos de suas personagens.
Tanto Capitu, quanto Virgília e Sofia conseguem falar por si mesmas, mesmo que
pela palavra de seus narradores.
A fim de abordar personagens femininas, fez-se necessário um estudo e uma
reflexão sobre “gênero” na tentativa de entender o feminino além da distinção
de sexos. Para tanto, teve-se que buscar aporte teórico em estudiosos sobre o
assunto e fundamentar nossa reflexão no sentido de, a partir do conhecimento do
que é o ser feminino ou ser masculino, tese mais segurança para tratar de tema
tão complexo.
Ao realizar essa reflexão, entendeu-se que já era possível analisar personagens
femininas machadianas enquanto criaturas que também conseguiram adentrar no
plano social do masculino. É também propósito desse estudo demonstrar que, em
espaços sociais predominantemente masculinos, essas personagens não aceitaram a
posição de silêncio e de submissão que lhes foi imposta.
Apesar de Machado de Assis ambientar seus romances no espaço social fluminense
e tendo o Rio de Janeiro como pano de fundo, as suas personagens femininas, por
suas características e especificidades, são consideradas universais e atemporais,
pois são portadoras de individualidade, capazes de encarnar suas próprias ideias
e colocá-las em prática.
Assim como as mulheres machadianas, a escritura de Machado de Assis está sempre
a fascinar, por suas artimanhas, cheia de trapaças para enganar os leitores. E,
ao fazer as releituras de suas obras, percebe-se o quão é inútil esperar por respostas
aos questionamentos postos por ele na tessitura do texto. Pode-se notar que, ao
contrário do que se deseja, ao final das releituras, Machado atira leitores e críticos
em um mundo mais encantador, mais atraente e sedutor e, por que não dizer divertido,
que é o universo literário, principalmente o seu.
Entretanto, os romances realistas de Machado de Assis, principalmente Memórias
Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, são narrações construídas em
flash-back, há sempre protagonistas masculinos já cinqüentões e solitários
relembrando as vivências na tentativa de atar as duas portas da vida: Infância e
velhice. São obras de caráter memorialista que revelam a visão de quem teve uma
vida amarga e fracassada. Compreende-se o fato da figura feminina ser sempre
tratada de maneira negativa. É a visão masculina determinada pela ideologia da
época a respeito da condição da mulher. Por exemplo: Ao apresentar o perfil de
Capitu, o narrador releva traços da psicologia feminina voltados para a “arte”
de dissimular, e mostra a esperteza da mulher e a capacidade, que a mesma tem,
para sair de situações embaraçosas, até mesmo a tática, que ela usa para
enganar os homens. A visão que Machado tem a respeito da figura feminina
em seus romances realistas parece ser do tipo: “Em mulher não se pode confiar.”
Bosi, apresentando uma tese desenvolvida por uma pesquisadora norte americana
estudiosa da obra de Machado de Assis, Helen Caldwel, propõe um questionamento
importante à cerca da imagem de adúltera comumente associada à personagem
Capitu. Segundo o crítico, a pesquisadora ficou muito preocupada com o fato de
que a história tenha sido contada pelo marido ciumento e rancoroso. Sabemos que
a suspeita de que Capitu fosse uma pessoa capaz de enganar permeia todo o romance
e toda a expressão do próprio narrador. Nesse caso, hipoteticamente é possível
afirmar que o narrador tenha arquitetado o plano de mentir de propósito somente
para desqualificar a figura feminina, o que era, aliás, comum para a ideologia da
época.
Outro aspecto relevante
dos romances realistas de Machado de Assis é que nestes há sempre uma voz narrativa, um personagem central, sempre
masculino. Como o narrador é
esse personagem central toda a narrativa está condicionada a sua própria visão dos acontecimentos. Além disso,
o personagem faz a sua narrativa em um tempo muito posterior ao dos acontecimentos narrados. Já velho,
rancoroso e magoado com os
acontecimentos da vida amorosa fracassada é compreensível o fato deste ter uma visão negativa da figura feminina.
Visão esta facilmente percebida nos romances Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom
Casmurro. O ponto de vista é masculino moldado pela ideologia patriarcal vigente no século XIX.
Exemplificamos aqui, a personagem
Capitu, o propósito da linha narrativa de Bento Santiago é o de caracterizar de forma inequívoca a
protagonista como uma jovem voluntariosa, ativa, racional, calculista, que lida facilmente com situações
constrangedoras e que é disposta a
tudo para conseguir seus objetivos.
O casamento de
aparências, como o caso da personagem Sofia. Ao qual, era tida como objeto de
exibicionismo do marido. Ressaltando, assim, as traições, tanto de Sofia, como
de Virgília.
Por conseguinte,
salientamos que a compreensão das personagens femininas, em contraposição com
as masculinas, na obra
machadiana exige a princípio o conhecimento do personagem narrador e o ponto de
vista através do qual o mesmo faz sua narrativa. Entender Dom Casmurro, por exemplo,
é entender o modo pelo qual Machado de Assis cria o personagem Bento Santiago. É levar em conta que tudo
está subordinado e tem sua existência ficcional condicionada a um sistema
narrativo que se baseia exclusivamente numa visão masculina a cerca do universo
feminino.
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