Leitura: Mario de Andrade
A ELEGIA DE ABRIL (1941)
Poucas vezes me vi tão indeciso como neste momento, em
que uma revista de moços me pede iniciar nela a colaboração dos veteranos.
Seria mais hábil lhe ceder um desses estudos especializados, que salvasse em
sua máscara os meus louros possíveis de escritor. Mas ainda conservo das minhas
aventuras literárias, aquela audácia de poder errar, com que aceitei de um dos
moços que me convidaram a este artigo a sugestão de falar sobre a inteligência
nova do meu país. E confessarei desde logo que não a sinto muito superior à de
minha geração.
Nós ainda tínhamos muito presentes, e praticadas
mesmo em nossos anos de rapazes, as tradições da cabeleira. Ainda ouvíramos, e
usáramos um bocado, a boêmia dos cafés e a cor nevosa do absinto. Mas de um
acorde de Debussy, de uma opinião de Wilde ou de Gide, da corte de Guilherme
II, para um ritmo batido de Strawinski, um assunto de Rivera e os companheiros
de Hitler, vai tal antagonismo, que as melhoras da inteligência brasileira não
me parecem satisfazer às exigências do tempo e da nacionalidade.
É certo que sob o ponto-de-vista cultural progredimos
bastante. Se em algumas escolas tradicionais há muito atraso junto aos núcleos
de certas faculdades novas de filosofia, ciências e letras, de medicina, de economia
e política, já vão se formando gerações bem mais técnicas e bem mais
humanísticas. Há um realismo novo, um maior interesse pela inteligência lógica,
que se observa muito bem nisso de serem agora mais numerosos os escritores que
iniciam carreira escrevendo prosa e interessados só por ela, quebrando a
tradição do livrinho de versos inaugural.
Esta melhoria sensível de inteligência técnica se
manifesta principalmente nas escolas que tiveram o bom-senso de buscar
professores estrangeiros, ou mesmo brasileiros educados noutras terras, os
quais trouxeram de seus costumes culturais e progresso pedagógico uma
mentalidade mais sadia que desistiu do brilho e da adivinhação. A modos que
sempre fui um subalterno Cherubini, desconfiado dos geniais e dos meninos-prodígios...
Sempre é certo que as poucas vezes em que fui chamado a servir publicamente, só
o preparo das coletividades em mais alto nivelamento me preocupou. Assim agi
quando foi da reforma do Instituto Nacional de Música. Assim agi no programa de
expansão cultural do Departamento de Cultura e por isso tanto me detestaram os
geniosos do a solo resplendente. E ainda faz pouco, tendo o Sr. Ministro da
Educação me pedido um anteprojeto para uma escola de belas-artes, se já, mais
pacificado em minhas experiências, cedi um jardinzinho de exceção aos gênios em
promessa, o pressuposto que determinou meus conselhos e formas, foi o de um
alto nivelamento artesanal. Sou sim pelo nivelamento das coletividades. Não
pelo nivelamento por baixo, que se percebe a cada close-up do nosso ramerrão
educativo, mas por um elevado nivelamento cultural da nossa inteligência
brasileira, que evite a falsa altura, tão comum entre nós, dos arranha-céus...
em taipa de mão. E por isso não me desagrada a modesta consciência técnica com
que a escola de São Paulo se afirma em sua macia lentidão, na pintura como nas
ciências sociais, ajuntando pedra sobre pe¬dra, amiga das afirmações bem
baseadas, mais amorosa de pesquisar que de concluir. Mas esta primeira
diferença grande me parece pouco.
Da minha geração, de espírito formado antes de 1914,
para as gerações mais novas, vai outra diferença, esta profunda, mas pérfida,
que está dando péssimo resultado. Nós éramos abstencionistas, na infinita
maioria. Nem poderei dizer "abstencionistas", o que implica uma
atitude consciente do espírito: nós éramos uns inconscientes. Nem mesmo o
nacionalismo que praticávamos com um pouco maior largueza que os regionalistas
nossos antecessores, conseguira definir em nós qualquer consciência da condição
do intelectual, seus deveres para com a arte e a humanidade, suas relações com
a sociedade e o estado. A pressão dos novos convencionalismos políticos
posteriores ao tratado de Versalhes, mesmo no edênico Brasil se manifestou. Os
novos que vieram em seguida já não eram mais uns inconscientes e nem ainda
abstencionistas. E tempo houve, até o momento em que o Estado se preocupou de
exigir do intelectual a sua integração no corpo do regime, tempo houve em que,
ao lado de movimentos mais sérios e honestos, o intelectual viveu de namorar
com as novas ideologias do telégrafo. Foi a fase serenatista dos simpatizantes.
Desse período curto, mas suficientemente longo para
afetar qualquer noção moral de inteligência, é que estamos sofrendo os efeitos.
Favorecida pela ignorância e pelo despoliciamento cultural, a verdadeira
tradição nova que a fase dos simpatizantes nos deixou, foi essa maldição que
poderá se chamar de "imperativo econômico da inteligência"! Estarei
por acaso muito escuro e desconhecedor das realidades, afirmando ver gorda
maioria dos intelectuais de agora tomar esse imperativo econômico por sua norma
de conduta e única lei?
O Estado proibira as serenatas com que o simpatizante
acordava a sua vizinhança e lhe deixava na insônia o retrato das Rosinas
adventícias. Mas a intelectualidade se ajeitou fácil. Tirou das terminologias
em moda sua nova fantasia arlequinal de conformismo: esta dolorosa sujeição da
inteligência a toda espécie de imperativos econômicos. A inconsciência de minha
geração, se não a absolve, a fataliza — homem de um fim-de-século em que, meu
Deus! no Brasil não repercutia nada! Mas para o intelectual de agora não é
possível mais invocar o estado-de-graça da fatalidade. Pois então rebatizaram à
maluca, lhe deram sexo mais dominador: são Imperativos Econômicos que passam! E
chuviscam agora esses cômodos voluntários dos abstencionismos da complacência.
Ia acrescentando "e da pouca vergonha", mas me refreei a tempo. Na
verdade os homens de pouca vergonha aparecem em qualquer época, muito embora as
condições sociais do intelectual contemporâneo e o adubo dos imperativos
econômicos estejam se demonstrando muito favoráveis à proliferação de
semelhantes cogumelos.
Com efeito: alguns, e serão por acaso os melhores?...
desgostados da vida, malferidos em seu sentimento humano pelas guerras, se
retiram para o seu rincão de ciência, pagam como é dever o imposto sobre a
renda, apenas mui gratos se alguém lhes concede publicar algum documento
precioso ou descobrir uma nova estrelinha do céu. Outros, menos abstencionistas
e bem mais complacentes, gostam de pagar a quem lhes paga, trocando
primogenitura e muitos elogios falados e escritos, pelos tomates de alguma
situação vitaminosa. Não são bois alçados, como os primeiros, se preferem
pingos ensinados.
Os terceiros não existe vivente que se lhes compare no
reino animal. Mudam de ideais a qualquer notícia, não resistem ao sopro de
qualquer brisa. Mas que podem fazer se carecem de pão, se precisam pagar o
médico da família? Pão e doença, filho gripado e mulher grávida, são hoje para
a inteligência os mais fáceis avatares do cinismo moral. E um forte número
desses pretensos intelectuais são verdadeiros vácuos de ignorância. Mas como se
cultivar se lutam pela vida!... A luta pela vida não é mais, como no dicionário
oitocentista, um propósito de trabalho e de vitória do mais forte: é a
glorificação da incompetência. A tanto chega o predomínio das palavras sobre os
homens... E se vê intelectuais, sem o menor respeito pelas glórias
conquistadas, mudarem de diretrizes, da meia-noite para o meio-dia, servindo
aos interesses mais torvos. No sentido da sua dignidade moral, a inteligência
brasileira se transformou muito, passando da inconsciência social, para a
consciência da sua condição. Mas não creio tenha havido melhoras. Se do meu
tempo o mais que se possa dizer é que foi amoral, hoje grassa na inteligência
nova uma freqüente imoralidade.
Se contemplamos a paisagem artística o que salta
abundantemente aos olhos é a imperfeição do preparo técnico. O experimentalismo
dos "modernistas" de minha geração já por várias partes se confundia
com a ignorância e foi defesa de muitos. Mas ainda a maioria dos meus
contemporâneos vinha de costumes mais enérgicos em que não se passava por
decreto. E todos os que resistiram ou parecem resistir à filtragem dos anos,
foram técnicos honestos de suas artes.
Mas a esse experimentalismo artístico veio logo se
ajuntando um perigo ainda mais confusionista e sentimentalmente glorioso, a
tese da "arte social". Amontados nesta minerva (minerva ou
mercúrio?...) da fase dos simpatizantes, não houve mais ignorância nem
diletantismo que não se desculpasse de sua miséria, como se a arte, por ser
social, deixasse de ser simplesmente arte.
Foi bem fatigante a experiência que tive, fazendo da
técnica o meu cavalo de batalha nas críticas literárias do Diário de Notícias.
Não deixei de ser compreendido, o fui até muito bem pelos culposos, embora eles
não pudessem atingir toda a extensão do meu pensamento. Muito poucos perceberam
a lógica de quem, tendo combatido, não pela ausência, mas pela liberdade da
técnica num tempo de estreito formalismo, agora combatia pela aquisição de uma
consciência técnica no artista, ou simplesmente de uma consciência
profissional, num período de liberalismo artístico, que nada mais está se tornando
que cobertura da vadiagem e do apriorismo dos instintos.
Outro forte caso a lembrar seria o do surgimento de
numerosa poesia católica que outra coisa não faz senão se comprazer do pecado,
mas isto já me parece mais um efeito que causa. A causa é mais grave e mais
tradicional também: esta absurda e permanente ausência de pensamento
filosófico, de uma atitude filosófica da inteligência, entre os nossos
intelectuais. Os cientistas se refugiam no laboratório ou na exposição
sedentária das doutrinas alheias. Os artistas não têm onde se refugiar, mas se
disfarçam com ingenuidade no padrão da arte social. Se acaso pretendemos saber
o que os nossos intelectuais pensam dos problemas essenciais do ser, se fica
atônito: não há o que respigar nas obras de quase todos e muito menos em suas
atarantadas atitudes vitais.
Não existe uma obra, em toda a ficção nacional, em que
possamos seguir uma linha de pensamento, nem muito me¬nos a evolução de um
corpo orgânico de idéias. E por isso causou enorme mal-estar e logo travou-se
em torno dele a conspiração do silêncio, mesmo dos que o deviam atacar, o
aparecimento, a verdadeira aparição fantasmal, de um Otávio de Faria que, certo
ou errado, se apresentava romanceando sobre um núcleo de idéias organizadas em sistema. E é por esta
falha várias vezes secular de espírito filosófico que são tão raros os
"casos" na inteligência do Brasil, e ela se manifesta com vasta
fraqueza de poder dramático e ausência quase total de concepção satírica.
Ninguém castiga. Ninguém previne. Ninguém sofre.
Isto é, sofre sim! Me esquecia do sofrimento humano
criado, ou pelo menos largamente desenvolvido na ficção contemporânea do
Brasil, esse herói novo, esse protagonista sintomático de muitos dos nossos
melhores novelistas atuais: o fracassado. De uns dez anos pra cá, sem a menor
intenção de escola, de moda literária ou imitação, numerosos escritores
nacionais se puseram cantando (é bem o termo! ...) o tipo do fracassado.
Observo mais uma vez não estar esquecido de que pra se
dar entrecho, há sempre um qualquer fracasso a descrever, um amor, uma terra,
uma luta social, um ser que faliu. Um Dom Quixote fracassa, como fracassam
Otelo e Madame Bovary. Mas estes, como quase todos os heróis da arte, são seres
dotados de ideais, de ambições enormes, de forças morais, intelectuais,
físicas, representam tendências generosas ou perversivas. São enfim seres
capazes de se impor, conquistar suas pretensões vencer na vida, mas que no
embate contra forças maiores são dominados e fracassam. Mas em nossa literatura
de ficção, romance ou conto, o que está aparecendo com abundância não é este
fracasso derivado de duas forças em luta, mas a descrição do ser sem força
nenhuma, do indivíduo desfibrado, incompetente pra viver, e que não consegue
opor elemento pessoal nenhum, nenhum traço de caráter, nenhum músculo como
nenhum ideal, contra a vida ambiente. Antes, se entrega à sua conformista
insolubilidade. Quando, ao denunciar este fenômeno, me servi quase destas
mesmas palavras, julguei lhe descobrir algumas raízes tradicionais. Hoje estou
convencido de que me enganei. O fenômeno não tem raízes que não sejam
contemporâneas e não prolonga qualquer espécie de tradição.
Talvez esteja no Carlos do Ciclo da Cana de Açúcar a
primeira amostra bem típica deste fracassado nacional. Nos lembremos ainda do
triste personagem de Angústia.,. Já numa crônica a respeito, pude enumerar mais
um herói de Cordeiro de Andrade, nada menos que seis outros num romance de
Cecílio Carneiro; e além destes fracassados cultos, outro caipira, do escritor Leão
Machado, e um nordestino do povo, figura central do Mundo Perdido de Fran
Martins. Poucos tempos depois topava outra vez com o homem nos Fragmentos de um
Caderno de Memórias, do contista mineiro Francisco Inácio Peixoto. Logo após
vinha o Eduardo, de Menotti dei Picchia, e alguns dos personagens de Saga. Em
seguida era o fazendeiro, de Luís Martins. E com os últimos meses, posso
acrescentar mais três retratos ilustres a esta galeria pestilenta: um,
impressionantemente exato, descrito por Osvaldo Alves na maior estréia de 1940,
Um Homem fora do Mundo; e os dois principais "inocentes" de Gilberto
Amado, num livro bem irregular mas de grave importância : o Emílio e essa
estranha criação, figura realmente apaixonante em seu mistério, Faial, o moço
que dotado de todas as forças a tudo renuncia da vida existente e foge, criar o
seu imaginário mundo num sertão fora do mundo.
Não é possível aceitar esta freqüência de um tipo
moral, em nossa ficção viva, sem lhe reconhecer uma causa. E fui grosseiro no
enumerar apenas os retratos mais francos do protótipo. Com alguma sutileza, era
ainda possível recensear mais delicadas modalidades dele nas obras de outros
importantes escritores nacionais. Os que indiquei me bastam para afirmar que
existe em nossa intelectualidade contemporânea a pré consciência, a intuição
insuspeita de algum crime, de alguma falha enorme, pois que tanto assim ela se
agrada de um herói que só tem como elemento de atração, a total fragilidade, e
frouxo conformismo. E se o Carlos de Lins do Rego, é o mais "emocionantemente" fraco, se o Cristiano, de Osvaldo Aíves, o mais irrespiravelmente irresoluto:
eu creio que o Faial, como Gilberto Amado o propôs nas análises que fez da sua
criatura, é o que mais convida a pensar, forte, belo, dominador, com todas as
probabilidades de vitória, mas que se anula numa conformista desistência e
vai-se embora. Vai-se embora pra Pasárgada?...
Porque os poetas, por isso mesmo que mais escravos da
sensibilidade e libertos do raciocínio, ainda são mais adivinhões que os prosistas.
Já em 1930, a
respeito do Vou-me embora prá Pasárgada de Manuel Bandeira, pretendi mostrar
que esse mesmo terna da desistência estava frequentando numerosamente a poesia
moderna do Brasil. Se o complexo de inferioridade sempre foi uma das grandes
falhas da inteligência nacional, não sei se as angústias dos tempos de agora e
suas ferozes mudanças vieram segredar aos ouvidos passivos dessa mania de
inferioridade o convite à desistência e a noção do fracasso total. E não é
difícil imaginar a que desastrosíssima incapacidade do ser poderá nos levar tal
estado-de-consciência. Toda esta literatura dissolvente será por acaso um
sintonia de que o homem brasileiro está às portas de desistir de si mesmo?
Eu sei que há diferenças e melhoras na inteligência
nova do meu país, mas não consigo percebê-la mais enérgica nem muito menos
dotada de maior virtude. Nós, os modernistas de minha geração, sacrificávamos
conscientemente, pelo menos alguns, a possível beleza das nossas artes, em
proveito de interesses utilitários. A arte se empobrecia de realidades
estéticas, dissolvida em pesquisas. Experimentações rítmicas, auscultações
do subconsciente, adaptações nacionais de linguagem, de música, de cores e
formas plásticas, de crítica — tudo eram interesses que deformavam a isenção e
o equilíbrio de qualquer mensagem. Então fomos descobrir, mais nas revistas de
combate que nos livros de filosofia, a palavra salvadora (sempre o perigo das
lustrosas palavras...) que acalmava as nossas ambições estéticas maltratadas:
pragmatismo. Aquilo, gente, eram pragmatismos também! Eram as necessidades da
hora, as verdades utilitárias porque nos sacrificávamos, tão mártires como os
que se iam cristianizando chineses.
O mal não era assim tamanho pois que a nossa
consciência permanecia eminentemente estética, mas a desgraça é que a palavra
deslumbrou. E deslumbrou demais numa terra e coletividade pouco afeita a
estudos conscienciosos e que, se libertando aos poucos de suas tradições
religiosas, não se preocupava de preencher o vazio ficado com uma qualquer
outra conceituação moral da inteligência. Só é verdade o que é útil, e toca o
zabumba ensurdecedor dos pragmatismos. Pragmatismo ou displicência nova? E o
intelectual se passa de galho em galho, de árvore em árvore, na estilização
mais nacionalista possível da dança do tangará. Isso: uma intelectualidade
coreográfica, inspirada na quadrilha dos "imperativos econômicos",
onde, só se executa, com desilusória monotonia, o passo do changez de places e
o tour au vi-à-vis. A minha pífia geração era afinal das contas o quinto ato
conclusivo de um mundo, e representava bastante bem a sua época dissolvida nas
garoas de um impressionismo que alagava as morais como as políticas. Uma
geração de degeneração aristocrática, amoral, gozada, e, apesar da revolução
modernista, não muito distante das gerações de que ela era o
"sorriso" final. E teve sempre o mérito de proclamar a chegada de um
mundo novo, fazendo o modernismo e em grande parte 1930. Ao passo que as
gerações seguintes, já de um outro e mais blindado realismo, nada têm de
gozadas, são alevantadas mesmo, e já buscam o seu prazer no estudo e na
discussão dos problemas humanos e não... no prazer. Mas não parecem agüentar o
tranco da sua diferença. A severidade dos costumes, a rusticidade dos amores e
tendências, o número pequeno de preceitos-tabus, próprios das civilizações em
começo, e de que são exemplos próximos, o início da civilização
norte-americana, e em nossos dias a Rússia e a Alemanha, nada disto se percebe
em nossa geração atual. Antes, por muitas partes, ela continua a devassidão
genérica do meu tempo. Nós, enfim, éramos bem dignos da nossa época. Ao passo
que vai nos substituindo uma geração bem inferior ao momento que ela está
vivendo.
Talvez seja necessário que as inteligências moças mais
capazes se esqueçam por completo das elásticas verdades transitórias e
revalorizem o ideal da verdade absoluta. Não será este o mais
patriótico...pragmatismo nacional? E possível acreditar sem fé. Acreditar é
muitas vezes um ato de caridade. E se o homem não pode viver sem seus mitos,
imagino que seria sublime os mais capazes, mesmo sem fé, se porem na religião
da uma só verdade. Fazerem da verdade absoluta o seu mito e o seu estágio de
purificação. Ou de superação. Não convém à inteligência brasileira se satisfazer
tão cedo de suas conquistas. A satisfação, como a felicidade, é um
empobrecimento. E a palavra de Goethe não deverá jamais ser esquecida:
superar-se.
Imagino que uma verdadeira consciência técnica profissional
poderá fazer com que nos condicionemos ao nosso tempo e os superemos, o
desbastando de suas fugaces aparências, em vez de a elas nos escravizarmos. Nem
penso numa qualquer tecnocracia, antes, confio é na potência moralizadora da
técnica. E salvadora... Essa mesma técnica que se salvou Sócrates e Rikiú pela
morte, salvou Fídias, salvou o Bach da Missa em Si Menor , salvou os
medievais, os egípcios e tantos outros, dentro da mesma vida. O intelectual não
pode mais ser um abstencionista; e não é o abstencionismo que proclamo, nem
mesmo quando aspiro ao revigoramenro novo do "mito", da verdade
absoluta. Mas se o intelectual for um verdadeiro técnico da sua inteligência,
ele não será jamais um conformista. Simplesmente porque então a sua verdade
pessoal será irreprimível; Ele não terá nem mesmo esse conformismo "de
partido", tão propagado em nossos dias. E se o aceita, deixa imediatamente
de ser um intelectual, para se transformar num político de ação. Ora, como
atividade, o intelectual, por definição, não é um ser político. Ele é mesmo, por
excelência, o out-law, e tira talvez a sua maior força fecundante justo dessa
imposição irremediável da "sua" verdade.
Será preciso ter sempre em conta que não entendo por
técnica do intelectual simploriamente o artesanato de colocar bem as palavras
em juízos perfeitos. Participa da técnica, tal como eu a entendo, dilatando
agora para o intelectual o que disse noutro lugar exclusivamente para o
artista, não somente o artesanato e as técnicas tradicionais adquiridas pelo
estudo, mas ainda a técnica pessoal, o processo de realização do indivíduo, a
verdade do ser, nascida sempre da sua moralidade profissional. Não tanto o seu
assunto, mas a maneira de realizar o seu assunto. Que os assuntos são gerais e
eternos, e entre eles está o deus como o herói e os feitos. Mas a superação que
pertence à técnica pessoal do artista como do intelectual, é o seu pensamento
inconformável aos imperativos exteriores. Esta a sua verdade absoluta.
E junto desta técnica intelectual, talvez devêssemos
obedecer mais à sensibilidade. Uma circunstância incontestável da vida é que,
premidos por ela, nós exercitamos quotidianamente a nossa inteligência, não pra
elevarmos a vida às suas alturas filosóficas, a uma qualquer interpretação
dela, mas pra justificarmos os nossos próprios atos. A diferença quotidiana
entre o exercício da inteligência e o da sensibilidade, é que esta se
quotidianiza, vira costume, se esquece de si, se esquece do amor, dos sentimentos,
ao passo que a inteligência jamais esquece de se exercer, na justificação
malabarística dos nossos quotidianos descaminhos. O sentimento, em nós, vira
"costume", e é por causa deste enfraquecimento da sensibilidade que
se criou o dia ritual do aniversário, em que nos relembramos, no ar de festa,
que o amor existe e o sentimento existe. E então nesse dia, não é só o te deum
e a seda que o homem oferece aos seus amores divinos e profanos, mas uma
aproximação mais grave e mais sentida. Imagino que será de muito benefício para
o intelectual brasileiro, especialmente nos momentos decisórios de suas atitudes
vitais, ele auscultar mais vezes a sua sensibilidade. Desde que, entenda-se
bem, não continuem esse conselho da sensibilidade, considerações
justificadeiras da inteligência quotidiana e seus imperativos. Neste sentido, é
possível afirmar que, pelo menos em períodos tão precários de integridade
humana como o que atravessamos, a sensibilidade é que é insensível,
metalicamente ditatorial em seus mandos, ao passo que a inteligência é a mais
enceguecedora das paixões. Porque mais pervertida e mais fácil de se perverter
a si mesma.
Não tive a menor pretensão de dar nestas linhas, um
remédio às angústias novas da inteligência brasileira contemporânea e mesmo de
alguns aspectos e problemas dela não tratei por não poder fazê-lo. Lembrei
apenas alguns motivos de pensamento e análise que talvez a possam levar a maior
dignidade. Há vinte anos atrás, se me perguntassem o que valia mais, se o
autor, se a ideia, eu responderia sem hesitar que o autor. Agora já não sei
mais, vivo incerto. O homem é coisa sublime, porém se as idéias prevalecessem
sobre os homens, já de muito que a paz teria pousado sobre a terra. E ando
saudoso da paz.
ANDRADE,
Mário de. Aspectos da Literatura
Brasileira. Belo Horizonte, Itatiaia, 2002.
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