Semana de Arte Moderna de 1922
Acontecimentos,
artistas e escritores envolvidos, ideias do movimento artístico, mudanças de
rumo na literatura e arte, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira,
modernismo, revistas Klaxon e Antropofágica.
Introdução
A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São
Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que
já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela
elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais
conservadoras. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.
1. Quadro Sinóptico
Alguns fatos ligados à Semana de
Arte Moderna.
1909
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- Manifesto
de Fundação do Futurismo, publicado no jornal Le Figaro de Paris.
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1911
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- Fundação d’ O
Pirralho por Oswald de Andrade.
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1912
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- Oswald de Andrade está na Europa por ocasião de
publicação do Manifesto Técnico da Literatura Futurista.
- Primeiras colagens de Buarque e Picasso,
possíveis origens do Cubismo.
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1913
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- Exposição de Lasar Segall em São Paulo.
- Apollinaire, “Sur la peinture”, espécie de
manifesto cubista.
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1914
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- Início da Primeira Guerra Mundial.
- Duchamp lança os ready-mades, objetos dadaístas.
- Primeiros ensaios sobre o movimento
expressionistas na pintura.
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1915
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- Ronald de Carvalho participa no Rio da fundação
da revista Orfeu, dirigida em
Portugal por Fernando Pessoa e Mario de Sá-Carneiro.
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1917
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- O surto industrial em São Paulo se acentua.
- Greve Geral em São Paulo – capital e interior.
- Vitória da Revolução Russa.
- Contato de Villa-Lobos com o compositor francês
Darius Milhaud no Rio de Janeiro.
- Encontro de Oswald e Mario de Andrade.
- Segunda exposição de Anita Malfatti. Crítica de
Monteiro Lobato.
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1918
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- Manifesto dadaísta.
- Manifesto da poesia expressionista.
- Fim da Primeira Guerra Mundial.
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1919
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- Criação do Fascismo na Itália e a adesão de
Marinetti.
- Brecheret volta de Roma.
- Manuel Bandeira, Carnaval.
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1920
1920
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- Washington Luís na presidência do estado de São
Paulo.
- Brecheret expõe maquetes do Monumento às
Bandeiras.
- Exposição de Anita Malfatti e John Graz.
- Oswaldo e Menotti fundam a revista Papel e Tinta.
- Graça Aranha, Estética
da Vida.
- Freud começa a ser mundialmente reconhecido com o
ensaio Além do princípio do prazer.
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1921
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- Manifesto do Trianon.
- Oswald de Andrade publica “Meu poeta futurista”,
Mario responde com “Futurista?!”.
- Mario publica o artigo “Mestres do Passado”.
- Movimento ultraísta na Argentina, com Guillermo
de La Torre e Jorge Luis Borges.
- Visita de André Breton a Freud.
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1922
1922
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- Mussoline no poder.
- Revolta do Forte de Copacabana.
- Criação do Partido Comunista Brasileiro.
- Semana de Arte Moderna.
- Mario de Andrade publica, Paulicéia Desvairada; Oswald de Andrade, Os condenados.
- Fundação da revista Klaxon.
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2. Antecedentes
Nos primeiros anos do século XX, inicia-se em São Paulo o
processo de industrialização do país. Produziram-se, além de manufaturados,
contingentes de trabalhas operários: homens, mulheres e crianças, que,
submetidos às condições mais aviltantes de trabalho, ocupavam as fileiras de
produção. Enquanto isso, a decadente elite do café, já deficitária, ostentava
um alto padrão de vida, sustentado pela política dos governadores, que, para
evitara a queda de preço do produto, compravam os excedentes, socializando
apenas os prejuízos. A grande paralisação de operários, em 1907, a Revolta dos
18 do Forte de Copacabana, o Tenentismo, em 1922, somados aos ecos da Primeira
Guerra Mundial (1914-1918), evidenciaram o esgotamento da estrutura de poder no
primeiro quarto deste século no Brasil.
Junto com a estrutura sociopolítica, esgotara-se a arte que
ela sustentava, de modo que, concomitante àqueles acontecimentos, os próprios
artistas denunciavam a crise da cultura e da arte brasileira e a necessidade de
sua transformação. Assim, antes mesmo da Semana de 22, são notáveis os
seguintes eventos:
Ø 1912: Oswald
de Andrade volta da Europa e começa a divulgar o Futurismo, de Marinetti, e a
técnica do verso livre. Já no ano anterior fundada, com Emílio de Meneses, o
jornal humorístico O Pirralho, em que
Juó Bananere (Alexandre Marcondes Machado) parodiava, português dos
ítalo-paulistanos, poemas célebres do Romantismo e do Parnasianismo.
Ø 1913: Lasar Segal realiza a primeira
exposição de pintura moderna em São Paulo. Expõe quadros expressionistas e é
totalmente ignorado.
Ø 1914: Anita
Malfatti faz sua primeira exposição de pintura não-acadêmica. Uma série de
artigos sobre o Futurismo sai em O Estado
de S. Paulo.
Ø 1915: Fundação
da revista Orfeu, que introduz o
Modernismo em Portugal. Ronald de Carvalho, que participa da Semana, e Luís de
Montalvor organizam no Rio o primeiro número da revista.
Ø 1917: Publicação
de livros de estréia de futuros participantes da Semana:
- Há uma Gota de Sangue
em Cada Poema, de
Mario de Andrade, protesto pacifista contra a Primeira Guerra Mundial.
- Cinza das Horas, de Manuel Bandeira, “queixume de um
doente d3esenganado”, segundo o próprio autor. No seu livro seguinte, Carnaval (1919), aparecia o poema
satírico “Os Sapos”, que seria recitado na segunda noite da Semana de Arte
Moderna.
- Moisés e Juca Mulato, de
Menotti Del Picchia.
- Nós, de Guilherme de Almeida,
ainda parnasiano e decadentista.
- A Flauta de Pã, de Cassiano
Ricardo, com sonetos parnasianos.
Outros Eventos
Ø Na música erudita, Villa-Lobos compõe
o balé Amazonas, incluindo elementos
do folclore brasileiro, influenciado por Stravinsky; na música popular, é
gravado em disco um samba, Pelo Telefone,
de Donga.
Ø Exposição de 53 quadros de Anita
Malfatti (1917), que provocou a dura crítica “Paródia ou Mistificação?”, de
Monteiro Lobato, em O Estado de S. Paulo
(20/12/1917). Segue-se o trecho da crítica:
“(...) Estas considerações são provocadas pela exposição
da Sra. Anita Malfatti, onde se notam acentuadíssimas tendências para uma
atitude estética forçada no sentido das extravagâncias de Picasso e companhia.
Essa artista possui talento vigoroso, fora do comum. Poucas vezes, através de
uma obra torcida para má direção, se notam tantas e tão preciosas qualidades
latentes (...)”.
Por conseguinte, ocorreriam, nos anos
seguintes, o surgimento de Victor Brecheret, a publicação de Carnaval, de Manuel Bandeira, a
exposição de Di Cavalcanti, os artigos “Mestres do Passado”, em que Mario de
Andrade analisa, criticamente, a poesia parnasiana.
3. Sacudindo as estruturas da arte
tupiniquim
A Semana de Arte Moderna de 22,
realizada entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo,
contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e
músicos.
Seu objetivo era renovar o ambiente
artístico e cultural da cidade com "a perfeita demonstração do que há em
nosso meio: em escultura, arquitetura, música e literatura, sob o ponto de
vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de
janeiro de 1922.
A produção de uma arte brasileira,
afinada com as tendências vanguardistas da Europa sem, contudo, perder o
caráter nacional, era uma das grandes aspirações que a Semana tinha em
divulgar.
4. Independência e
sorte
Esse era o ano em
que o país comemorava o primeiro centenário da Independência e os jovens
modernistas pretendiam redescobrir o Brasil, libertando-o das amarras que o
prendiam aos padrões estrangeiros.
Seria, então, um
movimento pela independência artística do Brasil.
Os jovens modernistas da
Semana negavam, antes de mais nada, o academicismo nas artes. A essa
altura, estavam já influenciados esteticamente por tendências e movimentos como
o Cubismo, o Expressionismo e diversas ramificações pós-impressionistas.
Até aí, nenhuma novidade nem
renovação. Mas, partindo desse ponto, pretendiam utilizar tais modelos
europeus, de forma consciente, para uma renovação da arte nacional, preocupados
em realizar uma arte nitidamente brasileira, sem complexos de inferioridade em
relação à arte produzida na Europa.
5. Um grupo importante de renovadores
De acordo com o catálogo da mostra,
participavam da Semana os seguintes artistas: Anita Malfatti, Di Cavalcanti,
Zina Aita, Vicente do Rego Monteiro, Ferrignac (Inácio da Costa Ferreira), Yan
de Almeida Prado, John Graz, Alberto Martins Ribeiro e Oswaldo Goeldi, com
pinturas e desenhos.
Marcavam presença, ainda, Victor
Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio
Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura.
Além disso, havia escritores como
Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet,
Plínio Salgado, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira, Renato de Almeida, Ribeiro
Couto e Guilherme de Almeida.
Na música, estiveram presentes nomes
consagrados, como Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana.
6. Uma cidade na medida
certa para o evento
São Paulo dos anos 20 era a cidade
que melhor apresentava condições para a realização de tal evento. Tratava-se de
uma próspera cidade, que recebia grande número de imigrantes europeus e
modernizava-se rapidamente, com a implantação de indústrias e reurbanização.
Era, enfim, uma cidade favorável a ser transformada num centro cultural
da época, abrigando vários jovens artistas.
Ao contrário, o Rio de Janeiro, outro pólo artístico, se achava
impregnado pelas idéias da Escola Nacional de Belas-Artes, que, por muitos anos
ainda, defenderia, com unhas e dentes, o academicismo.
Claro que existiam no Rio artistas
dispostos a renovar, mas o ambiente não lhes era propício, sendo-lhes mais
fácil aderir a um movimento que partisse da capital paulista.
7. Os primórdios da arte moderna no
Brasil
Em 1913, estivera no Brasil, vindo da
Alemanha, o pintor Lasar Segall. Realizou uma exposição em São Paulo, e outra,
em Campinas, ambas recebidas com uma fria polidez. Desanimado, Segall seguiu de
volta à Alemanha, só retornando ao Brasil dez anos depois, quando os ventos
sopravam mais a favor.
A exposição de Anita Malfatti em
1917, recém chegada dos Estados Unidos e da Europa, foi outro marco para
o Modernismo brasileiro. Todavia, as obras da pintora, então
afinadas com as tendências vanguardistas do exterior, chocaram grande parte do
público, causando violentas reações da crítica conservadora.
A exposição, entretanto, marcou o
início de uma luta, reunindo ao redor dela jovens despertos para uma necessidade
de renovação da arte brasileira.
Além disso, traços dos ideais que a
Semana propunha já podiam ser notados em trabalhos de artistas que dela
participaram (além de outros que foram excluídos do evento).
Desde a exposição de Malfatti, havia
dado tempo para que os artistas de pensamentos semelhantes se agrupassem.
Em 1920, por exemplo, Oswald de
Andrade já falava de amplas manifestações de ruptura, com debates abertos.
8. Semana de Arte
Moderna
Patrocinada pela elite letrada dos
quatrocentões paulistanos, a Semana “foi ao mesmo tempo, o ponto de encontro das diversas tendências modernas que desde a I
Guerra se vinham firmando em São Paulo e no Rio, e a plataforma que permitiu a consolidação de grupos, a publicação de
livros, revistas e manifestos, numa palavra, o seu desdobrar-se em viva
realidade cultural[1]”.
Ocorreu em três noites, 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal
de São Paulo.
Na primeira noite (13 de fevereiro),
Graça Aranha, que, como membro da Academia Brasileira de Letras, conferia ao
evento um ar de respeitabilidade, profere a conferência “A Emoção Estética da
Arte Moderna, ilustrada com poemas declamados por Guilherme de Almenida e
Ronald de Carvalho, acompanhados por Ernâni Braga ao piano, executando, de Eric
Satie, a paródia da Marcha Fúnebre de
Chopin.
Na segunda noite (15 de fevereiro), começa
com um discurso de Menotti del Picchia sobre romancistas contemporâneos,
acompanhado por leitura de poesias e números de dança. É aplaudido. Segue-se um
trecho da conferência:
“Queremos lua, ar, ventiladores,
aeroplanos, reivindicações obreiras, idealismos, motores, chaminés de fábricas,
sangue, velocidade, sonho na nossa arte. E que o rufo do automóvel, nos trilhos
de dois versos, espante da poesia o último deus homérico, que ficou,
anacronicamente, a dormir e a sonhar, na era do jazz band e do cinema, com a flauta dos pastores da Arcádia e dos
seios de Helena!”
Mas, quando foi anunciado Oswald de
Andrade, começaram as vaias e insultos na platéia. É lido o poema, “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, por
Oswald de Andrade.
Os Sapos – Manuel Bandeira
Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.
Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".
O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos!
O meu verso é bom
Frumento sem joio
Faço rimas com
Consoantes de apoio.
Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma.
Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas . . ."
Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei" - "Foi!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!"
Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
- "A grande arte é como
Lavor de joalheiro.
Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo."
Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas:
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".
Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Verte a sombra imensa;
Lá, fugindo ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é
Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio.
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.
Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".
O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado.
Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos!
O meu verso é bom
Frumento sem joio
Faço rimas com
Consoantes de apoio.
Vai por cinqüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A formas a forma.
Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas . . ."
Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei" - "Foi!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!"
Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
- "A grande arte é como
Lavor de joalheiro.
Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo."
Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas:
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".
Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Verte a sombra imensa;
Lá, fugindo ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é
Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio.
As vaias só param quando sobe ao
palco a aclamada pianista Guiomar Novais. Após, Mario de Andrade, sob vaias, lê
poemas que constituíram o livro A Escrava
que não é Isaura, Renato de Almeida critica o Parnasianismo e Villa-Lobos
entra no palco de chinelos (pois teria um calo no pé) e guarda-chuva,
indignando o público.
A terceira e última noite (17 de
fevereiro) é totalmente
dedicada à música de Villa-Lobos. As vaias continuam até que a maioria pede
silêncio para ouvi-lo. Os instrumentistas tentam executar as peças incluídas no
programa apesar do barulho feito pelos espectadores e levam o recital até o
fim.
9. Após a Semana de
Arte Moderna
O escritor Graça Aranha (1868-1931)
aderiu abertamente à Semana da Arte Moderna, criando uma cisão na quase
monolítica Academia Brasileira de Letras e gerando nela uma polêmica como há
muito tempo não se via.
Dois grupos de imortais se
engalfinhavam, um deles liderado por Graça Aranha, que pretendia romper com o
passado. O outro, mais sedimentado na velha estrutura, tinha como seu líder o
escritor Coelho Neto (1864-1934). Os dois nordestinos, os dois maranhenses, os
dois com uma força tremenda junto a seus pares. Eram conterrâneos ilustres, que
agora não se entendiam, e que pretendiam levar suas posições até as últimas
conseqüências.
Então, numa histórica sessão da
Academia, no ano de 1924, deu-se o confronto fatal. Após discursos inflamados e
uma discussão áspera entre ambos, diante de uma platéia numerosa, um grupo de
jovens carregou Coelho Neto nas costas, enquanto outro grupo fazia o mesmo com
Graça Aranha.
Em suma, Mário de Andrade, com
suas conferências, leituras de poemas e publicações em jornais foi uma das
personalidades mais ativas da Semana. Oswald de Andrade talvez fosse um dos artistas que melhor representavam o
clima de ruptura que o evento procurava criar. Manuel Bandeira, mesmo distante,
provocou inúmeras reações de agrado e de ódio devido a seu poema "Os
Sapos", que fazia uma sátira do Parnasianismo, poema esse que foi lido
durante o evento.
10. A imprensa, controlada, ignorou o
"escândalo"
Arte Moderna
(Terno Idílio[2])
A Gazeta concede-me benfeitora as suas páginas
para que nelas diga sobre a Semana de Arte Moderna. Quero, antes de mais nada,
exaltar a magnanimidade com que me acolhe a redação. Por um mal-entendido de
crítica foram violentamente separados há dois anos, eu, plumitivo incipiente, e
A Gazeta, senhora de nobre e popular
carreira.
(...) Apenas me permito retificar uma pequena confusão de
Cândido. O que vai realizar-se é bem uma Semana de Arte Moderna. (...)
Desejamos apenas ser atuais. (...) Há exageros em nossa arte? É natural. Não se
constrói um aranha-céu sobre um castelo moçárabe. Derruba-se primeiro a mole
pesadíssima dos preconceitos, que já foram verdades, para elevar depois outras
verdades, que serão preconceitos para um futuro, quiça muito próximo. (...)
Depois do pranto de todo um século romântico, “coroado” nos espinhos duma
guerra tremenda, queremos rir e livremente rir! Batam os sinos! É sábado de
aleluia! Não me pesa ser o Judas desse sábado, contanto que me deixem sorrir
aos leitores d’A Gazeta, no dia que
refloresce para mim o terno idílio.
Mário de Andrade
A
Gazeta, São Paulo, 3 de fevereiro de 1922, p.1 (coluna “Notas de Arte”).
O Futurismo
(...) Não foi, pois, sem um certo regozijo íntimo que vimos
ontem a assinatura do Sr. Mário de Andrade na mesma coluna que colaboramos,
discretamente sobre o reatamento de suas relações com A Gazeta e prometeu dizer os intuitos da próxima Semana de Arte
Moderna.
(...) Ao tratarmos da questão futurista, não nos move
felizmente nenhum preconceito de escola ou qualquer animosidade pessoal. Em
matéria de arte, acima dos agrupamentos, das escolas ou das chamadas
igrejinhas, colocamos a personalidade do artista e o cunho original que ele
imprimir à sua obra.
Pondo, porém, de lado esse conceito a que não podemos dar
hoje o desenvolvimento devido, aqui deixamos consignados novamente os nossos
votos de boas-vindas ao Sr. Mário de Andrade.
Cândido
A
Gazeta, São Paulo, 4 de fevereiro de 1922, p.1 (coluna “Notas de Arte
Futurista”).
A Semana Futurista
A Semana de Arte Moderna, a realizar-se proximamente no
Teatro Municipal, vem agitando de tal forma o nosso meio artístico e
intelectual que se conservar alheio a esse movimento seria dar provas de um parti pris que não se coaduna
absolutamente com o grau de progresso e que atingiu a imprensa moderna.
A Gazeta, que tem acompanhado com interesse
todas as questões que se levantam em nossos centros artísticos e intelectuais,
inicia hoje a publicação da colaboração do Sr. Mário de Andrade em defesa da
arte moderna, ao mesmo tempo insere a continuação da série de considerações que
Cândido vem fazendo acerca do futurismo.
Dito isto, inútil se torna acrescentar as nossas colunas
continuam abertas a quantos quiserem discutir o assunto em debate.
A Gazeta, São Paulo, 3 de fevereiro de 1922,
p.1.
O Vagabundo Borra-Telas[3]
(...) Fica por aí, copiando oleografias, sem cultura, sem
estudos, sem orientação. É quando uma Malfatti, depois de honrar o nome
brasileiro nos mais adiantados ateliês do Velho Mundo e do Novo Mundo,
apresenta o fruto glorioso de seus estudos, de sua severa aplicação, de sua
rigorosa pesquisa estética, é ele o vagabundo borra-telas, o mais irritado, o
mais nervoso e o mais maldizente que aparece.
Os outros, os indiferentes, os negocistas, as senhoras que
sabem se vestir, as meninas que estudam álgebra, esses ouvem fazer naquilo ao
jantar e apóiam. Formada a corrente, explode a bombarda no primeiro atrevimento
jornalístico. E fica decidido que a cidade e o país continuarão a pensar com
atraso, a sentir com atraso, a ver com atraso.
O benefício feito agora pela cultura de Graça Aranha e Paulo
Prado, os verdadeiros organizadores de arte moderna que se prepara no
Municipal, era urgente.
(...) Já não se dirá, depois do veredicto de Graça Aranha,
que a de Mario de Andrade, a pintura de Di Cavalcanti, a escultura de Brecheret
e a música de Villa-Lobos são casos de excepcionabilidade mórbida ou
reclamista. E a Semana de Arte Moderna virá mostrar como esses espíritos de
vangarda são apenas os guias de um movimento tão sério que é capaz de educar e
curá-lo do analfabetismo letrado em que lentamente vai para trás.
Oswald de Andrade
Jornal do Commercio, São Paulo, 9 de fevereiro de 1922,
PP. 5 e 6 (coluna “Semana de Arte Moderna”).
10.1 Semana em Notícia
Semana de Arte Moderna
A Semana de Arte Moderna continua a despertar entusiasmo e
curiosidade em nossas rodas artísticas e sociais. A primeira récita, que se
realizará amanhã, no Municipal, será o início de uma série de espetáculos que,
pelo seu cunho artístico, promete ficar memorável em nosso meio.
Correio
Paulistano, São Paulo, 12 de fevereiro de 1922, p. 6.
Entretanto, acredita-se que a
Semana de Arte Moderna não tenha tido originalmente o alcance e amplitude que
posteriormente foram atribuídos ao evento.
A exposição de arte, por exemplo, parece não ter sido coberta pela imprensa da época. Somente teve nota publicada por participantes da Semana que trabalhavam em jornais como Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Graça Aranha (justamente os três conferencistas, cujas idéias causaram grande alarde na imprensa).
A exposição de arte, por exemplo, parece não ter sido coberta pela imprensa da época. Somente teve nota publicada por participantes da Semana que trabalhavam em jornais como Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Graça Aranha (justamente os três conferencistas, cujas idéias causaram grande alarde na imprensa).
Yan
de Almeida Prado, em 72, chegou mesmo a declarar que “a Semana de Arte
Moderna pouca ou nenhuma ação desenvolveu no mundo das artes e da
literatura", atribuindo a fama dos sete dias aos esforços de Mário e
Oswald de Andrade.
11. Bem intencionados, mas ainda
confusos
Além disso, discute-se o "modernismo" das obras de
artes plásticas, por exemplo, que apresentavam várias tendências distintas e
talvez não tivessem tantos elementos de ruptura quanto seus autores e os
idealizadores da Semana pretendiam.
Houve ainda bastante confusão estilística e estrangeirismos
contrários aos ideais da amostra, como demonstram títulos como
"Sapho", de Brecheret, "Café Turco", de Di Cavalcanti,
"Natureza Dadaísta", de Ferrignac, "Impressão Divisionista",
de Malfatti ou "Cubismo" de Vicente do Rego Monteiro.
12. Desdobramento da
Semana de Arte Moderna
A revista Klaxon, Mesário de Arte Moderna, durou de maio de 1922 a fevereiro
de 1923. Reunindo os modernistas da fase heróica, não sobreviveu à divisão
entre a corrente dinamista, adepta do
futurismo, da técnica, da velocidade, da experimentação de uma linguagem nova,
e a primitivista, chegada ao
expressionismo e à exploração do folclore brasileiro. Dividida entre a ânsia de
modernização do Brasil e a civilização de que nossas raízes indígenas e negras
precisavam de tratamento estético adequado, a revista, incongruente na
aparência, é o fundamento de obras como Macunaíma,
Pau-Brasil, Cobra Norato, Martim Cererê, Revista de Antropofagia, Memórias
Sentimentais de João Miramar, etc.
13. A dispersão
Logo
após a realização da Semana, alguns artistas fundamentais que dela participaram
acabam voltando para a Europa (ou indo lá pela primeira vez, no caso de Di
Cavalcanti), dificultando a continuidade do processo que se iniciara.
Por outro lado, outros artistas
igualmente importantes chegavam após estudos no continente, como Tarsila do
Amaral, um dos grandes pilares do Modernismo Brasileiro.
Não resta dúvida, porém, que a
Semana integrou grandes personalidades da cultura na época e pode ser
considerada importante marco do Modernismo Brasileiro, com sua intenção
nitidamente anti-acadêmica e introdução do país nas questões do século.
Por fim, a própria tentativa de
estabelecer uma arte brasileira, livre da mera repetição de fórmulas européias
foi de extrema importância para a cultura nacional e a iniciativa da Semana,
uma das pioneiras nesse sentido.
14. Detalhes
importantes
O movimento modernista foi o
responsável pelo primeiro contato do país com as revoluções estéticas das
vanguardas européias que surgiam no início do século XX.
Dele participaram Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Paulo Prado, Guilherme de Almeida, Álvaro Moreyra, Menotti del Picchia, Di Cavalcanti, Ribeiro Couto, Ronald de Carvalho, Renato de Almeida, Villa Lobos, Sérgio Milliet, Manuel Bandeira (participante não-presente), entre outros.
A Semana da Arte Moderna constituiu-se no acontecimento que
se fez ponta-de-lança das idéias modernistas, que abrangiam todos os campos
artísticos, desde a música e a literatura até as artes plásticas.
Foi a origem do primeiro momento do modernismo no Brasil, em que era necessário o choque de idéias, já que no
país, ainda não posto em contato com as revoluções realizadas pelas vanguardas
estéticas européias, cultuavam-se os poetas parnasianos como símbolos máximos
da cultura literária nacional.
Mário de Andrade foi o escritor que encabeçou o movimento modernista.
Sua atividade estendeu-se à poesia, ao romance, à crítica e ao estudo das
tradições do folclore: em 1922 publicou sua Paulicéia Desvairada, de ampla e
diversa repercussão.
É lançado o conceito de verso
harmônico, em que há a sobreposição de imagens aparentemente desconexas, que
surgem diretamente do inconsciente do escritor.
No romance, em 1928, a “rapsódia”
Macunaíma: o herói sem nenhum caráter é publicado, oferecendo este um quadro
bastante vivo do país enquanto lugar de grande miscigenação cultural.
Neste romance, as tradições culturais
indígenas dos primórdios do país andam ao lado da modernidade europeizada dos
centros urbanos brasileiros da época.
Oswald de Andrade é, sem dúvida, outro dos grandes nomes do movimento
modernista. Sua poesia de feições rebeldes, da maneira como ele próprio se
apresentava em sua vida, forneceu inclusive as bases para idéias que viriam
muito mais tarde nas concepções do Cinema Novo.
Já Manuel Bandeira, que fora chamado por Mário de Andrade como “o pai dos modernista brasileiros”, expande sua
intensa força lírica em Ritmo Dissoluto (1924), pelo qual se identifica com a
nova corrente; outros livros de êxito são: Toda América, de Ronald de Carvalho;
Noroeste e outros poemas do Brasil, de Ribeiro Couto; Martim Cererê, de
Cassiano Ricardo; Cobra Norato, de Raul Bopp; Juca Mulato, de Menotti del
Pichia, e Nós, o melhor livro de Guilherme de Almeida.
15. Considerações
Finais
Polêmicas divulgadas na imprensa no decorrer do ano de 1922,
quando um pequeno grupo de artistas e escritores, liderados por Oswald de
Andrade e Mário de Andrade, difamava as nossas glórias artísticas ditas de
“praça pública”, em razão da imitação servil, ou, como era alardeado, da “cópia
sem coragem e sem talento”. Contra “esses falsos mitos” e, sobretudo, na busca
da emancipação cultural levantava-se o então chamado futurismo paulista, a quem
a respeitabilidade de Graça Aranha dera “a mão forte”. Aos gritos de
“Independência! Originalidade! Personalidade!” começou-se a mudar o panorama
das nossas artes. Através de propostas controvertidas, o “caloroso tumulto de
idéias” teve sua primeira face pública com a Semana de Arte Moderna, realizada
de 13 a 18 de fevereiro de 1922.
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